Aberto Segunda - Sexta 08:00-17:00
E-mail [email protected] Ligue Agora! (11) 2381-8759

Sustentabilidade: Uma prática que vale o futuro

Atualmente vemos em diversos lugares: “Seja sustentável!”, “Produto sustentável”, “Sustentabilidade”. Essa palavra está nos jornais, redes sociais, televisão, em todos os lugares. Mas o que é sustentabilidade?

O que é Sustentabilidade?

Sustentabilidade vem do latim sustentare, que tem como significado sustentar, apoiar, cuidar, conservar e/ou defender. Refere-se a busca pelo equilíbrio entre o acesso dos recursos naturais e a procura deles pela sociedade. Ou seja, tentar equilibrar a preservação do meio ambiente e o que ele pode oferecer à nossa qualidade de vida.

Sustentabilidade para um futuro melhor.

Esse conceito tem seus primeiros registros em 1972, na Conferência de Estocolmo, que foi a primeira conferência mundial sobre o meio ambiente. Realizada pela ONU (Organização das Nações Unidas), visava debater e alertar os problemas relacionados à poluição e degradação ambiental.

Sustentabilidade debatida no Brasil

Vinte anos depois, em 1992, tivemos no Brasil a Conferência sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (Rio-92 ou Eco 92), na qual foi consolidado o conceito de “desenvolvimento sustentável”. Esse termo passou a ser entendido como o desenvolvimento a longo prazo, de forma que os recursos naturais não sejam extinguidos pela humanidade.

Na Rio-92, um importante documento foi criado: a Agenda 21. Este documento marcou a importância do comprometimento com soluções dos problemas socioambientais por todos os países participantes da Convenção.

A Agenda 21, no Brasil, tem como prioridade o desenvolvimento sustentável (sustentabilidade rural e urbana e preservação dos recursos minerais e naturais) e programas de inclusão social. Ações que foram reforçadas em 2012, na Convenção que foi chamada de Rio +20 (20 anos após a Rio 92). Desde então, o termo “sustentabilidade” acabou por ser incorporado no meio político, empresarial e nos veículos de comunicação de massa.

Quando falamos de sustentabilidade, estamos falando somente de meio ambiente?

Por muito tempo pensou-se assim. Mas existe um conceito um tanto mais amplo e, quando falamos de sustentabilidade, devemos pensar em três pilares: o social, o econômico e o ambiental.

Para que exista desenvolvimento sustentável, é essencial pensar nos três. Vamos entender um pouco de cada um deles:

SOCIAL
Fala sobre todo capital humano, no caso, o bem-estar do todo. São ações que visam benefícios para a sociedade no geral.

ECONÔMICO
Talvez o pilar que seja menos seguido. Trata-se do crescimento econômico que respeite as práticas socioambientais e as condições de competividade, ou seja, sem perturbar o meio ambiente e nem a sociedade.

AMBIENTAL
Trata-se da preservação dos recursos naturais e do meio ambiente. Aplicação de melhores práticas ambientais, como redução dos desperdícios (insumos e matéria-prima), e busca de ferramentas eficazes para colocar em prática essas ações. Como exemplo, podemos citar os projetos que visam minimizar os impactos ambientais a curto, médio e longo prazo.

Esses três pilares são importantes e devem (ou deveriam, né?) ser seguidos por todos – governo, empresa e sociedade.

Os R’s da Sustentabilidade

Na maioria das vezes quando pensamos em sustentabilidade, lembramos dos 5R’s, e caso não saiba quais são eles, vamos lá:

  • Repensar: atitudes e hábitos de consumo;
  • Reduzir: a produção de lixo;
  • Reutilizar: assim aumentamos a vida útil dos produtos;
  • Reciclar: transformar materiais beneficiados em matéria-prima para novos produtos;
  • Recusar: não consumir produtos que geram impactos ambientais significativos e que não sejam essenciais.
O três R's da Sustentabilidade


Esses 5R’s, a cada dia que passa, precisam estar mais e mais presentes no nosso dia-a-dia. Todos os dias devemos utilizá-los, já que diariamente causamos impactos no meio ambiente.

Porque eu devo ser Sustentável?

E vocês podem estar se perguntando, por que devo ser uma pessoa sustentável? Qual é meu real impacto quando jogo um pedaço de plástico na rua, por exemplo? Se pensarmos no individual, e não coletivamente, talvez esse único pedaço de plástico não gere um impacto absurdo. Mas no mundo somos mais de 7,5 bilhões de pessoas.

Segundo o documentário da Netflix “Oceanos de Plástico” (2016), cerca de 8 milhões de toneladas de plástico são lançados nos oceanos todo ano e somente 10% de todo o plástico produzido no mundo vai para a reciclagem. Esse número, no Brasil, é um pouco maior que 1%, ou seja, quase não reciclamos o nosso plástico.

Sustentabilidade para um mundo melhor

E aqui estamos falando só dos plásticos. Mas e todos os outros materiais que poderiam ser reciclados? E quantos deles podem ser tóxicos, principalmente para o meio ambiente?

Ser uma pessoa mais sustentável e pensar que fazemos parte do meio ambiente (não estamos isolados dele) é se conscientizar do futuro que estamos deixando para as próximas gerações. Existe um movimento verde onde é encorajado ter práticas mais sustentáveis e conservadoras do meio ambiente em nível pessoal.

Uma breve reflexão…

Mas vamos refletir: vivemos num mundo onde nossos celulares parecem ler nossos pensamentos e ouvir nossas conversas (essa parte é real!). Sempre que entramos em qualquer site, saltam aos nossos olhos centenas de anúncios: “Compre! Compre! Compre!”. Só que, muitas vezes, essas compras não são necessárias. Um exemplo é o próprio celular. Será que você usa todas as funções que o seu celular tem? Será que existe uma necessidade real de trocar de aparelho anualmente?

Gostaríamos de fazer um exercício com você, topa?

Você tem uma furadeira em casa? Se a resposta for positiva, quantas vezes a ligou hoje? E na última semana? E no último mês? Consegue nos falar quantas vezes usou a furadeira no último ano? O número foi inferior a cinco vezes? Será que não seria interessante pegar emprestada com um vizinho ou um amigo, ao invés de comprar uma coisa que você mal usa? Deixamos essa para você refletirem. Mas a furadeira é só um exemplo.

Sustentabilidade para trocar de aparelho celular

Quantos aparelhos temos nas nossas casas que nunca sequer foram usados?

Pensar nesse tipo de consumo é uma forma de sermos mais sustentáveis. Pois, para cada peça que temos em casa, foi gerado um impacto no meio ambiente quando ela foi produzida.

Vem com a gente!

Nós, da Casológica, queremos que essas reflexões sejam diárias. Só assim, juntos, podemos pensar num mundo melhor para as nossas próximas gerações!

Sobre a Casológica…

A Casológica está aqui para ajudar você a ser mais sustentável.

Essa página é um post feito com muito carinho por nossos redatores parceiros para ajudar você a ter mais conhecimento sobre Meio Ambiente. 

Trabalhamos com bombonas, composteiras e minhocas.

Também temos um projeto muito bonito de Educação Ambiental.

Gostou da gente? Que legal! É um prazer imenso ter você aqui também!

Vem com a gente para tornar o planeta mais Sustentável e ambientalmente responsável.

Sustentabilidade e Life Style \o/