Aberto Segunda - Sexta 08:00-17:00
E-mail [email protected] Ligue Agora! (11) 2381-8759

Porque as pessoas têm composteiras em casa?

Composteiras são grandes aliados do Meio Ambiente. A conscientização ambiental é um tema que começou a ser trabalhado e discutido na sociedade apenas nas últimas décadas. Com o crescimento da preocupação com a preservação do meio ambiente, as pessoas vem cada vez mais buscando ações práticas e palpáveis que elas podem tomar no seu dia a dia para contribuir com a causa.

Além de reciclar seu próprio lixo e economizar água e energia elétrica, as pessoas vem encontrando na compostagem, uma excelente maneira de reduzir seu impacto na degradação do meio ambiente.

A compostagem nada mais é que o processo de transformar parte do seu lixo orgânico em adubo natural. Fazer compostagem na sua própria casa reduz cerca de 50% do seu lixo orgânico que seria destinado à aterros sanitários.

Lixo Orgânico na bandeja

Essa atitude diminui a emissão de poluentes e reduz o dinheiro gasto na cadeia de transporte e armazenamento do lixo orgânico em aterros sanitários.

Todos deveríamos compostar nosso próprio lixo orgânico e uma ótima forma de começarmos é tendo nossa própria composteira doméstica.

Vermicompostagem e Compostagem Seca nas Composteiras

Uma composteira basicamente é um recipiente (ou local) no qual o lixo orgânico será decomposto e transformado em adubo. Contudo, existem diversos tipos de composteiras que atendem a diferentes demandas.

A primeira coisa ao escolher sua composteira é decidir se você quer que o processo de compostagem seja feito com o auxílio de minhocas ou não. Quando utilizamos minhocas no processo de compostagem estamos realizando a vermicompostagem. As minhocas aceleram o processo de decomposição da matéria orgânica e assim seu lixo orgânico será mais rapidamente transformado em adubo.

Minhocas Californianas na Composteira

Na compostagem seca não há a utilização de minhocas. Contudo, seu lixo orgânico também será transformado em adubo, porém mais lentamente. Não há a produção do chorume liquido e por isso o adubo costuma ser mais úmido. Nesse tipo de compostagem há a necessidade também de se revirar o conteúdo da composteira de tempos em tempos.

Qual composteira devemos escolher?

Você pode começar a compostar seu lixo orgânico doméstico de forma bem simples. Existem diversas formas de adaptar diferentes recipientes para serem utilizados como composteiras.

A compostagem pode ser realizada em baldes, barris e tonéis adaptados. Você pode também construir estruturas com tijolos, madeira ou telas de arame para fazer sua compostagem ou ainda compostar diretamente no solo. Contudo, cada uma dessas adaptações necessitará de cuidados diferentes.

Uma forma bastante simples e prática de iniciar a compostagem é utilizando uma composteira doméstica que atenda as necessidades da sua família. Elas são vendidas em diferentes tamanhos e o tamanho ideal para sua família vai depender de uma série de fatores.

Uma composteira presente na varanda

É necessário levar em consideração a quantidade de pessoas que moram na sua casa e a quantidade de resíduo orgânico produzido por elas. Uma família de cinco pessoas que trabalham e se alimentam fora de casa provavelmente produzirá menos lixo orgânico que uma família também de cinco pessoas, mas que almoçam e jantam em casa. Ainda, é preciso se atentar ao espaço disponível em sua residência para que composteira seja colocada em local arejado e protegido do sol.

Composteiras Casológica

Com as composteiras Casológica você poderá produzir seu próprio adubo orgânico de forma simples, sustentável e livre de qualquer odor. Elas são produzidas a partir de plástico reciclado e são encontradas em três tamanhos diferentes, ideais para todos os tipos e tamanhos de família.

A composteira Casológica consiste de três caixas empilháveis sendo duas caixas digestoras e uma caixa coletora. São nas caixas digestoras (superiores) que o lixo orgânico será colocado e transformado em adubo natural com o auxílio das minhocas.

O liquido resultante desse processo (chorume) é coletado na caixa coletora (inferior) e pode ser retirado da caixa coletora pela torneira que vem equipada na composteira.

Composteiras da Casológica

Você encontra as composteiras Casológica nos tamanhos P, M e G. O tamanho da sua composteira Casológica vai depender da quantidade de pessoas que moram na sua casa e do tipo de alimentação da sua família. Na Casológica você também tem a opção de comprar, junto com sua composteira, as minhocas, serragem e todo o material necessário para iniciar sua compostagem doméstica assim que o produto chegar na sua residência.