Aberto Segunda - Sexta 08:00-17:00
E-mail [email protected] Ligue Agora! (11) 2381-8759

Por que usar minhoca californiana na composteira?

A minhoca californiana (Eisenia fetida) é a principal espécie de minhoca utilizada em composteiras. Também chamadas de minhocas vermelhas da Califórnia, as minhocas californianas são anelídeos do grupo dos oligoquetas que vivem enterradas no solo e se alimentam de detritos.

Apesar do nome, as minhocas californianas são originárias da Europa e foram levadas para a Califórnia na década de 1950 para serem cultivadas e comercializadas.

Elas são hermafroditas (possuem tanto o sistema reprodutor feminino quanto o masculino) mas não se autofecundam, ou seja, é necessário ao menos duas minhocas para que haja a reprodução. As minhocas adultas são facilmente reconhecidas pela presença do clitelo, uma estrutura glandular da epiderme das minhocas responsável pela produção de casulos.

As minhocas californianas adultas pesam entre 0,8 e 1,0 grama e chegam a medir até 12 centímetros de comprimento, porém a média é entre 5 a 7 centímetros. A alimentação das minhocas californianas depende da temperatura na qual elas se encontram. As minhocas se alimentam mais em épocas mais quentes do ano e menos em épocas mais frias. Apesar de ser considerada um verme, a minhoca californiana não transmite nenhum tipo de doença ao ser humano.

Minhocas na composteira

Existem diversas espécies de minhocas no mundo. Contudo, na compostagem em especial, são utilizadas minhocas da família Lumbricidae e preferencialmente minhocas californianas por serem mais resistentes a variações ambientais.

As minhocas são as grandes responsáveis pela aceleração do processo de compostagem do seu resíduo orgânico. As minhocas se alimentam do resíduo orgânico transformando-o em um adubo cheio de nutrientes, conhecido como húmus.

Ao se alimentar, o material ingerido pela minhoca passa por todo o sistema digestório, é transformado e liberado pelas fezes. Cada minhoca pode produzir até cerca do seu peso em húmus por dia.

As minhocas são as grandes responsáveis também por oxigenar o solo ao escavar o material da composteira. As galerias escavadas pelas minhocas são verdadeiros corredores para o oxigênio do sistema.

Assim, as minhocas são importantes trabalhadoras no sistema da composteira. Elas reviram o solo, quebram e transformam o resíduo orgânico, liberam nutrientes e oxigenam o sistema.

Vale lembrar que o processo de compostagem também pode ser realizado sem a utilização de minhocas. Nesse caso, a compostagem também ocorrerá, contudo em um ritmo mais lento.

Por que a minhoca californiana é a mais indicada para a compostagem?

Quando uma pessoa se inicia no mundo da compostagem, geralmente é indicado a ela que se utilize minhocas californianas na vermicompostagem. E a preferência por essa espécie de minhoca tem diversos motivos.

As minhocas californianas se dão bem em ambientes com grande quantidade de matéria orgânica e toleram grande variação na temperatura (0º C a 35º C) e na umidade (70% a 90%), características essenciais para sobreviverem no ambiente da composteira.

Minhoca Californiana na Composteira

Elas são menores e de movimentos mais lentos que outras espécies de minhocas encontradas no Brasil. Contudo, apesar do tamanho reduzido, elas possuem um apetite voraz. As minhocas californianas se alimentam de diversos tipos de alimentos e em grandes quantidades.

Além disso, as minhocas californianas possuem alta fecundidade e rápido crescimento e maturação sexual. Ou seja, elas crescem e atingem a fase adulta rapidamente e se reproduzem muito. Essas características reprodutivas são essenciais para a manutenção de uma população sadia dentro da sua composteira.

A combinação de uma alta resistência a variações ambientais, um elevado apetite e uma acelerada reprodução, torna a minhoca californiana a espécie mais indicada na hora de escolher qual espécie de minhoca você deve utilizar na sua composteira.

Onde encontrar minhocas californianas?

Com o crescimento do mercado de composteiras no Brasil e no mundo, cada vez mais encontramos novas opções para adquirimos nossas queridas minhocas californianas.

Você pode encontrá-las em lojas de artigos de pescas em regiões que estão intimamente relacionadas com rios e grandes açudes e represas. Ou ainda, há projetos sociais e municipais de compostagem que costumam distribuir minhocas como forma de incentivo para as pessoas iniciarem o processo de compostagem na sua própria residência.

Contudo, com a crescente busca pela facilidade e comodidade na hora de realizar compras, o mercado online para venda de minhocas vem crescendo muito. É importante que você fique atento na hora de escolher o site no qual está comprando suas minhocas para que você adquira de fato minhocas californianas sadias e prontas para serem utilizadas na sua composteira.

Pensando nisso, a loja da Casológica disponibiliza para venda, minhocas californianas sadias e recém chegadas a maturidade sexual. Nestas condições, as matrizes já possuem o clitelo, mas não alcançaram o comprimento máximo. Iniciar sua composteira com minhocas mais jovens garante que elas se reproduzam mais que minhocas mais velhas.

Kit Compostagem

Você pode adquirir o pacote com 200 ou 400 unidades de minhocas californianas acondicionadas em embalagem e substrato especialmente desenvolvidos com adequação às adversidades do transporte, assegurando às matrizes a sobrevivência por até, no mínimo, trinta dias de viagem.
Para maiores informações e para adquirir suas minhocas californianas com a Casológica, acesse nossa loja.