Aberto Segunda - Sexta 08:00-17:00
E-mail [email protected] Ligue Agora! (11) 2381-8759

Mini Cisterna Casológica: Uma solução para coletar água da chuva

Crise Hídrica


A mini cisterna pode ajudar na crise hídrica. A falta de água para consumo humano, também conhecida como crise hídrica, pode ter origem natural ou ser resultado de uma má gestão dos recursos hídricos pelo ser humano. Há regiões que naturalmente passam por períodos longos de estiagem. Contudo, regiões com alto índice de pluviosidade anual também podem sofrer consequências da crise hídrica se o recurso hídrico não for bem administrado e preservado.

Chuva: água grátis


Uma atitude simples que nos permite preservar o recurso hídrico natural e economizar na conta de água é a coleta da água de chuva nas nossas residências. Assim, a água da chuva que seria descartada pode ser utilizada para realização de algumas atividades básicas, tanto em residências quanto em propriedades rurais. Contudo, a coleta de água de chuva deve ser realizada de modo seguro e a melhor forma para se fazer isso é através da instalação de cisternas para a captação da água de chuva.

Cisternas: captação e armazenamento seguro da água de chuva


Cisternas são recipientes que nos permitem captar e armazenar água pluvial para posterior reuso em algumas atividades domésticas ou rurais. Existem diversos modelos de cisternas para atender nossas diferentes demandas. Há cisternas maiores, de alvenaria, que são enterradas no solo e geralmente utilizadas em propriedades rurais. Há também cisternas de médio porte, feitas de fibra de vidro ou plástico, bastante versáteis e adaptáveis a diferentes ambientes. Ainda, há um tipo de cisterna que vem ganhando bastante popularidade pela seu tamanho e versatilidade: a mini cisterna.

Mini Cisterna: versatilidade para todo tamanho de residência


A mini cisterna Casológica é ótima para quem tem pouco espaço em casa mas quer contribuir para uma sociedade ambientalmente mais justa e responsável. Em um pequeno espaço, você será capaz de coletar e armazenar a água de chuva para utilização nas suas atividades domésticas.
A água de chuva coletada poderá ser utilizada, por exemplo, para lavar o quintal, regar as plantas, dar descargas e lavar pisos e carro.

Kit Mini Cisterna no Jardim de uma casa

Como funciona a mini cisterna?


A mini cisterna Casológica é instalada diretamente na calha da sua residência. A água da chuva que escoa pelo telhado e calha da sua casa é direcionada para a mini cisterna. Antes de entrar na cisterna, a água passa por um filtro auto-limpante que vai reter macro impurezas, como galhos e folhas. Uma vez que o telhado e a calha podem estar sujos, a mini cisterna Casológica descarta a primeira água da chuva, que costuma ser um pouco suja.

Esquema explicando o funcionamento do Kit Mini Cisterna


A água então passa por um redutor de turbulência a fim de evitar que possíveis materiais decantados no fundo da mini cisterna sejam remexidos com a água do restante da cisterna. Caso a mini cisterna fique muito cheia, há um “ladrão” que jogará o excesso de água para fora.
Para o reuso da água, conta com uma torneira de ¾ de ferro na parte inferior. Você pode acessar essa água utilizando um recipiente, como um balde, instalando uma mangueira, ou ainda conectando diretamente a uma lavadora de alta pressão.

Segurança e conforto na captação da água de chuva com a mini cisterna


A mini cisterna Casólogica é feita de polietileno de alta densidade e foi pensada para o máximo conforto e segurança na coleta da água de chuva. Atende todos os padrões da norma ABNT NBR 15.527:2007 que regula o aproveitamento de água de chuva de coberturas em áreas urbanas para fins não potáveis.


Para que o cliente não se preocupe com a proliferação de insetos (como o mosquito da dengue) e contaminação da água, todas as entradas e saídas são vedadas e revestidas por telas.


É importante salientar que a água coletada pela mini cisterna não é potável e não deve ser ingerida. Além disso, precisa ser higienizada a cada seis meses para que impurezas não sejam acumuladas no interior.


Apesar da mini cisterna pesar apenas 8 kg quando vazia, é importante lembrar que quando cheia seu peso pode chegar a cerca de 250 kg. Assim, é necessário que seja instalada em local adequado que suporte o peso da mini cisterna quando cheia.

Benefícios da coleta de água de chuva na mini cisterna


Não há mais dúvidas que o ser humano precisa economizar e preservar nosso recurso hídrico. Reduzir o consumo de água ao utilizar a água coletada da chuva para realizar atividades domésticas é um dos jeitos práticos mais efetivos e acessíveis ao cidadão comum.


Assim, esse é o principal benefício que temos ao coletar nossa água de chuva: poupar nosso recurso natural mais precioso, a água! Ainda, ao utilizar menos água, você contribuirá também para que menos água precise ser tratada pelas companhias de saneamento básico.


Por outro lado, ao utilizar você poderá economizar até 50% no valor da sua conta de água. O retorno desse investimento é imediato. Além disso, ter uma mini cisterna na sua residência te dá uma maior segurança e conforto em época de estiagem.


Com a mini cisterna você poderá economizar dinheiro e ter a possibilidade de armazenar água de chuva para realizar atividades que não seriam viáveis em momentos de falta de água.