Aberto Segunda - Sexta 08:00-17:00
E-mail [email protected] Ligue Agora! (11) 2381-8759

Como ter uma horta em casa e plantar comida no quintal

Muitas pessoas acham que ter uma horta em casa é coisa para quem mora no campo. Mas não é. Pessoas que moram em grandes centros urbanos podem ter hortas em casa, mesmo que pequena. Hoje falaremos das vantagens de fazer uma, qual a forma ideal para se preparar, como escolher as espécies… enfim! Te ajudaremos com a sua horta!

Horta em casa um canteiro de hortaliças

Vantagens de ter uma horta em casa

• A sua hortaliça ou tempero sempre estará fresquinho e sem adição de agrotóxicos;
• Somos o país que mais consome agrotóxicos. Uma horta em casa, a longo prazo, pode ajudar e muito na melhora da sua saúde;
• É sustentável! Você diminuirá a geração de lixo (como embalagens), haverá menos desperdício, não poluirá o solo e os rios;
• Com os altos preços de alguns alimentos, com uma horta você poderá economizar. Comprar mudas e sementes pode ser bem mais barato. E no seu bairro ou condomínio, vocês podem promover uma troca de alimentos. Todos saem ganhando com essas trocas;
• Sem contar que mexer com plantas faz bem para a nossa saúde mental!

Poderíamos falar sobre mais vantagens, pois elas não acabam aqui. Mas vamos às dicas da horta.

A primeira coisa que vocês precisam fazer é escolher um espaço. Pode ser um canteiro, vaso, ou até mesmo uma garrafa pet. Espaço escolhido, agora é necessário preparar o substrato.

Como preparar o substrato de uma horta em casa

O substrato nada mais é do que “no que a hortaliça será plantada”, sem pensar no recipiente, mas sim no que terá dentro dele. Só a terra não é substrato, apesar de que em algumas lojas, eles vendem substratos com o nome de “terra preta”, “terra vegetal” ou “substrato de mudas”. Ali no pacote pode conter, além da terra comum, húmus de minhoca, areia, fibra de coco, folhas secas, entre outros, tudo variando de acordo com o fabricante.

Horta em casa cuidando de um canteiro

Características de bons substratos:

• São aerados e leves;
• Possuem boa drenagem e alta capacidade para reter água;
• pH neutro (por volta de 7,0);
• É uniforme.

E caso não queiram comprar, vocês podem preparar o substrato artesanalmente.

Basicamente, no substrato vai uma parte de terra comum, ½ medida de areia grossa e ¾ da medida de esterco de boi (ou ½ se for esterco de galinha). É só misturar até ficar homogêneo e deixar curtir por 2 ou 3 dias antes de utilizar no plantio. Na internet, existem outras receitas. Essa é uma receita bem básica e fácil de realizar.

As espécies mais adequadas

Sobre as espécies a serem plantadas, vai depender de alguns fatores, como a quantidade e os horários de sol que bate no local da horta, ou o espaço disponível para a planta crescer.

Sementeira de hortaliças

Em hortas em garrafas pet, por exemplo, vocês podem plantar alfaces, rúcula, manjericão, alecrim, hortelã, salsinha e cebolinha, entre outras. Pois são hortaliças que não possuem raízes profundas, e não ficam tão grandes.

Caso você deseje plantar em vasos, além das acima citadas, poderá plantar tomate, tomate-cereja, rabanete, beterraba, pimenta, couve, morangos, e mais o que a imaginação de vocês permitirem. Mas é sempre bom pesquisar o que melhor vai se adaptar em vasos, para não ter erro.

Agora se você tem um espaço grande para começar a sua horta, poderá plantar milho, feijão, mandioca, cenoura, e hortaliças de um modo geral.

O ideal é sempre respeitar os espaços para as plantas crescerem de forma saudável.

Adubo para uma horta em casa

Se você tem uma composteira, poderá usar tanto o húmus quanto o biofertilizante para adubar as suas plantas, sempre respeitando as quantidades indicadas para cada espécie de planta. Se você tem interesse de saber como usar uma composteira doméstica, a gente tem bastante conteúdo no blog.

Horta em casa uma colheita

Para sua horta crescer saudável é necessário que vocês sigam alguns passos:

  1. Hortas precisam de sol, pelo menos 4 horas por dia, de preferência nas primeiras horas da manhã e as últimas horas da tarde. Melhor evitar os horários do meio do dia;
  2. Para regar também prefira os horários que o sol está mais ameno;
  3. Sempre que aparecerem ervas-daninhas, pode retirar sem dó. Essas ervas só servem para disputar os nutrientes com as suas hortaliças;
  4. Umidade pode acarretar aparição de fungos, então, nunca encharque a terra;
  5. Deixe a parte exposta da terra sempre coberta com folhas secas ou serragem;
  6. Se as folhas amarelarem ou o galho estiver seco, eles devem ser cortados, pois isso poderá enfraquecer a planta;
  7. Sempre que for realizar a poda nas plantas, esterilize a tesoura (pode passar a lâmina no fogo por alguns segundos e esperar esfriar). Isso evitará possíveis contaminações;
  8. Assim como crianças que estão aprendendo a andar precisam de apoio, as mudinhas também irão precisar para crescerem mais saudáveis. Para apoiá-las podem ser utilizados palitos de churrasco;
  9. E para ter sempre as ervas verdes e bonitas, use-as bastante! Não tenha medo de comer e utilizar os temperos da sua horta. Isso estimulará o aparecimento de novas folhas, se não elas acabam murchando e secando!
Um canteiro de couves

Agora com todas essas dicas, que tal começar a plantar em casa?

Mão na massa, ou melhor, na horta =)

Sabemos que hortaliças são essenciais para uma alimentação saudável. E ter a oportunidade de ter isso no quintal, na varanda ou até mesmo numa garrafa pet, é algo sensacional. Saber a origem do seu alimento e ter a certeza de que ele é 100% orgânico, é ter a garantia de uma alimentação de qualidade. Sem contar que é super prazeroso mexer com terra, com plantas, tendo a natureza sempre pertinho de nós!

Sobre a Casológica…

A Casológica está aqui para ajudar você a ser mais sustentável.

Essa página é um post feito com muito carinho por nossos redatores parceiros para ajudar você a ter mais conhecimento sobre Meio Ambiente. 

Trabalhamos com bombonas, composteiras e minhocas.

Também temos um projeto muito bonito de Educação Ambiental.

Gostou da gente? Que legal! É um prazer imenso ter você aqui também!

Vem com a gente para tornar o planeta mais Sustentável e ambientalmente responsável.

Sustentabilidade e Life Style \o/