Aberto Segunda - Sexta 08:00-17:00
E-mail [email protected] Ligue Agora! (11) 2381-8759

Como montar uma cisterna para coletar água da chuva

A cisterna para coleta de água de chuva vem se mostrando o método mais fácil, prático e barato para coletar e armazenar água de chuva. Essa simples atitude nos permite preservar nosso recurso hídrico e economizar na conta de água.

Assim, a água da chuva que seria descartada pode ser utilizada para realização de algumas atividades básicas, tanto em residências quanto em propriedades rurais.

O que é uma cisterna?

Cisternas são recipientes que nos permitem captar e armazenar água pluvial para posterior reuso em algumas atividades domésticas ou rurais. Existem diversos modelos de cisternas para atender nossas diferentes demandas.

cisternas maiores, de alvenaria, que são enterradas no solo e geralmente utilizadas em propriedades rurais. Há também cisternas de médio porte, feitas de fibra de vidro ou plástico, bastante versáteis e adaptáveis a diferentes ambientes.

Ainda, há as mini-cisternas, um tipo de cisterna que vem ganhando bastante popularidade pela seu tamanho e versatilidade.

Como fazer uma cisterna

Basicamente, para a coleta da água de chuva utilizando uma cisterna, você precisará de um sistema captor da chuva (por exemplo, um telhado) e um sistema de calhas e tubulações que leve a água captada até o reservatório de água de chuva.

Contudo, há cuidados que devemos tomar para que a coleta da água de chuva seja feita com segurança.

Começando o processo

Antes de entrar na cisterna, a água da chuva que escoa pelo telhado e a calha da sua casa precisa passar por algum tipo de filtro que vai reter macro impurezas, como galhos e folhas. Esse filtro pode ser construído utilizando canos de PVC e telas.

Uma vez que o telhado e a calha podem estar sujos, sua cisterna precisa também descartar a primeira água da chuva, que costuma conter impurezas.

Esquema explicando o funcionamento do Kit Mini Cisterna

Para isso, o ideal é que a água coletada de quando se inicia a chuva seja direcionada para uma tubulação distinta. No final dessa tubulação, deve haver um pequeno furo para que a água seja lentamente descartada.

Após ser filtrada e a água da primeira chuva ser descartada, á agua então deve passar por um redutor de turbulência a fim de evitar que possíveis materiais decantados no fundo da cisterna sejam remexidos.

Você pode construir esse redutor, utilizando um tubo com dois conectores curvados (tipo joelho) no final.

É importante também que sua cisterna possua algum sistema “ladrão” para descartar o excesso de água de chuva quando sua cisterna estiver cheia.

E se entrar algum bicho nela?

Para não se preocupar com a proliferação de insetos (como o mosquito da dengue) e contaminação da água da sua cisterna, todas as entradas e saídas devem ser vedadas e revestidas por telas.

Mosca na composteira e na cisterna

Por fim, mas com certeza não menos importante, você precisará instalar uma torneira na parte inferior da sua cisterna para que a água armazenada seja utilizada apenas com a ação da gravidade, sem a necessidade de instalar bombas.

Você pode acessar essa água utilizando um recipiente, como um balde, instalando uma mangueira, ou ainda conectando a cisterna diretamente a uma lavadora de alta pressão.

Mini Cisterna Casológica: versatilidade para todo tamanho de residência

Nem todo mundo tem tempo, ferramentas e habilidade para construir sua própria cisterna. É pensando nisso, que a Casológica desenvolveu uma cisterna de fácil instalação e utilização, ideal para todo tipo de família. Para saber mais, já escrevemos um texto falando só dela. Clica aqui =)

A mini cisterna Casológica é ótima para quem tem pouco espaço em casa mas quer contribuir para uma sociedade ambientalmente mais justa e responsável.

Kit Mini Cisterna no Jardim

A água de chuva coletada poderá ser utilizada, por exemplo, para lavar o quintal, regar as plantas, dar descargas e lavar pisos e carro.

Em um pequeno espaço, você será capaz de coletar e armazenar a água de chuva para utilização nas suas atividades domésticas.

A mini cisterna Casológica vem pronta para instalação e uso imediato. Ela é feita de polietileno de alta densidade e foi pensada para o máximo conforto e segurança na coleta da água de chuva.

A mini cisterna atende todos os padrões da norma ABNT NBR 15.527:2007 que regula o aproveitamento de água de chuva de coberturas em áreas urbanas para fins não potáveis.


Com a mini cisterna você poderá economizar dinheiro e ter a possibilidade de armazenar água de chuva para realizar atividades que não seriam viáveis em momentos de falta de água.