Aberto Segunda - Sexta 08:00-17:00
E-mail [email protected] Ligue Agora! (11) 2381-8759

Como fazer o reuso de água dentro de casa?

O reuso de água é uma prática que visa proteger o nosso recurso natural mais valioso, a água potável. O uso exacerbado desse recurso pelos seres humanos e a constante contaminação dos corpos d’água com poluentes vem esgotando e destruindo as fontes naturais desse recurso.

Para evitarmos que essa crise hídrica se agrave ainda mais, o ser humano precisa propor ações políticas urgentes que visem preservar a água no planeta. Contudo, há atitudes simples que o cidadão comum pode tomar dentro da sua casa para contribuir com a causa.

Água de reuso

Além de economizar água na sua residência, o reuso da água vem demonstrando ser uma forma simples e eficaz de diminuirmos nossa demanda de água potável. Estamos fazendo reuso de água quando damos uma nova utilidade a uma água após sua primeira utilização.

Eco Tanque 80 litros Acoplado na Máquina de Lavar para aproveitar o reuso de água

Quando falamos do reuso de água em uma residência, estamos falando do reuso direto no local de captação de uma água não potável, sem que essa água seja diluída em corpos hídricos ou receba grandes tratamentos. Os dois principais tipos de água de reuso são a água de chuva e a água cinza.

Água de chuva

Uma atitude simples que nos permite preservar o recurso hídrico natural e economizar na conta de água é a coleta da água de chuva nas nossas residências. Assim, a água da chuva que seria descartada pode ser utilizada para realização de algumas atividades básicas, como lavar carros e quintais, regar jardins e na descarga de vasos sanitários.

Esquema explicando o funcionamento do Kit Mini Cisterna para reuso de água

Contudo, a coleta de água de chuva deve ser realizada de modo seguro e a melhor forma para se fazer isso é através da instalação de cisternas para a captação da água de chuva. Cisternas são recipientes que nos permitem captar e armazenar água pluvial para posterior reuso em algumas atividades domésticas ou rurais.

Kit Mini Cisterna no Jardim para reuso de água

A norma técnica que regula a captação, armazenamento e reuso da água de chuva para fins não potáveis é a NBR 15527 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Saiba mais sobre cisternas para coleta de água de chuva e sobre a Mini Cisterna Casológica em nossa página do Kit Mini Cisterna.

Reuso de água cinza

Água cinza é toda a água descartada de pias e ralos que não tenha uma quantidade elevada de poluente. Ou seja, água cinza é a água que escoa pelo ralo e pia dos banheiros, água da máquina de lavar roupas e pias da lavanderia e cozinha.

A água cinza não entra em contato em momento algum com água que contenha fezes ou urina (conhecida como água negra). Assim, apesar de conter mais produtos químicos e matéria orgânica que a água de chuva, a água cinza ainda é excelente para as descargas em nossas residências e para lavar quintais e pisos.

Há quem não considere a água da pia de cozinha uma água cinza por conter muita matéria orgânica e detergente. Ainda, há quem separe a água cinza em clara e escura, sendo que a água proveniente da pia da cozinha “escureceria” a água cinza, por conter mais poluentes que a água cinza clara.

Em algumas situações há a necessidade de planejar obras em sua residência para uma coleta, armazenagem e utilização da água cinza de forma mais prática. Contudo, é possível que parte da água cinza descartada em sua residência seja coletada, armazenada e utilizada sem que obras sejam realizadas.

Eco Tanques: excelentes reservatórios para sua água

Sem que nenhuma obra seja realizada, ainda assim é possível utilizar a água cinza que seria descartada na sua residência. As bombonas para coleta e armazenamento de água de reuso são excelentes aliadas na causa ambiental.

Você pode conectar em sua bombona, a mangueira da sua máquina de lavar roupas, do ar condicionado ou de qualquer outro equipamento que descarte água cinza e armazenar essa água até que ela precise ser utilizada em outras atividades.

Tampa Eco Tanque 240 com reuso de água

Os Eco Tanques da Casológica, são bombonas recicladas do transporte de azeitona e restauradas pela equipe especializada Casológica. Você encontra os Eco Tanques Casológica em dois tamanhos (80 e 240 litros), ideais para todos os tipos de famílias. Ainda, é possível conectar diversos Eco Tanques lado a lado, para uma maior coleta e armazenagem de água de reuso.

Os Eco Tanques Casológica vem equipados com uma torneira de ½ de ferro para que a água cinza armazenada seja facilmente utilizada. Você pode coletar a água diretamente com um balde ou conectar uma mangueira de uma lavadora de alta pressão.

Benefícios do reuso de água

Não há mais dúvidas de que o ser humano precisa economizar e preservar nosso recurso hídrico. Reduzir a captação de água potável dos corpos hídricos ao utilizar água de reuso para realizar atividades domésticas é um dos jeitos práticos mais efetivos e acessíveis ao cidadão comum.

Assim, esse é o principal benefício que temos ao coletar nossa água de chuva ou água cinza: poupar nosso recurso natural mais precioso, a água! Ainda, ao utilizar menos água potável, você contribuirá para que menos poluentes sejam despejados na rede de esgoto, reduzindo assim a incidência de enchentes.

Além disso, ao utilizar água de reuso, você também estará contribuindo para que menos água precise ser tratada pelas companhias de saneamento básico.

Uma foto panorâmica da empresa Casológica e seus produtos do reuso de água

Por outro lado, ao utilizar uma mini cisterna ou um eco tanque você poderá economizar até 50% no valor da sua conta de água. Adquirir esses equipamentos para sua casa representa um baixo investimento e de retorno imediato. Como se não bastasse, ter uma mini cisterna e/ou um eco tanque na sua residência te dá uma maior segurança e conforto em época de estiagem.

Portanto, você poderá economizar dinheiro e ter a possibilidade de armazenar água para realizar atividades que não seriam viáveis em momentos de falta de água.