Aberto Segunda - Sexta 08:00-17:00
E-mail [email protected] Ligue Agora! (11) 2381-8759

Como evitar o mal cheiro na água de reuso?

O reuso de água é uma prática que visa proteger o nosso recurso natural mais valioso, a água potável. O uso exacerbado desse recurso pelos seres humanos e a constante contaminação dos corpos d’água com poluentes vem esgotando e destruindo as fontes naturais desse recurso.

Além de economizar água na sua residência, o reuso de água vem demonstrando ser uma forma simples e eficaz de diminuirmos nossa demanda de água potável.

Manual Eco Tanque

Quando falamos do reuso de água em uma residência, estamos falando do reuso direto no local de captação de uma água não potável, sem que essa água seja diluída em corpos hídricos ou receba grandes tratamentos.

As principais águas de reuso de uma residência são a água de chuva e a água cinza. Nesse texto, focaremos no tratamento e nos cuidados que devemos ter ao utilizarmos a água cinza proveniente da nossa máquina de lavar roupas para outras atividades domésticas.

Água cinza

Água cinza é toda a água descartada de maquinas, pias e ralos que não tenha uma quantidade elevada de poluente. Apesar de não ser potável, a água cinza ainda é excelente para as descargas em nossas residências e para lavar quintais e pisos.

Á água cinza de uma residência pode ser mais ou menos poluída. O que vai determinar o grau de poluição é a origem dessa água. Água cinza proveniente de maquina de lavar roupas tende a ser menos poluída que água cinza proveniente de pias de cozinha.

A melhor forma de coletar e armazenar sua água para posterior reuso é utilizando um Eco Tanque Casológica. Para maiores informações, por favor, acesse nossa Loja.

Água da maquina de lavar fede?

Quem já deixou roupa suja de molho em uma bacia com água e sabão por muitos dias já pode ter reparado que a água da bacia pode apresentar um odor não muito agradável.

Isso acontece pois, junto às nossas roupas sujas, há muitos microorganismos que podem se proliferar na água e acabam causando um mal cheiro. Quanto mais suja e com mais sabão estiver a água mais chances ela tem de ficar com um odor forte ao passar dos dias.

Para que posso utilizar minha água de reuso?

Por apresentarem diferentes níveis de poluição, é sempre bom separarmos ou utilizarmos para fins distintos a água do primeiro enxague e a água do segundo enxague da maquina de lavar. Como a água do primeiro enxague tem mais sujeira e sabão, ela é recomendada para dar descargas ou lavar quintais.

Já á água do segundo enxague (centrifugação), por praticamente não conter sabão e sujeira, é mais limpa. Assim, além de ser recomendada para a dar descarga e lavar quintal, essa água também pode ser utilizada para outros fins, como lavar carros ou ser utilizada novamente em outra lavagem de roupa.

Ainda, pesquisadores da Universidade de São Paulo indicam que a água do segundo ciclo de enxague pode ser utilizada inclusive para regar plantas e jardins, devido ao baixo grau de poluentes.

Dicas para evitar o mal cheiro

Como vimos acima, se a água da nossa maquina de lavar ficar muitos dias estocada em nossos reservatórios, ela pode gerar um mal cheiro. Assim, a principal dica para evitar que isso ocorra é utilizar a sua água de reuso com frequência.

Nunca deixe essa água armazenada por mais de dois dias e idealmente utilize essa água no mesmo dia ou no dia seguinte que ela foi coletada. Isso evita que os microorganismos tenham tempo de se proliferar evitando assim o acúmulo excessivo de matéria orgânica no seu Eco Tanque e o posterior mal cheiro.

Outra dica é acrescentar cloro (ou produtos para tratamento de água de piscina) na água do seu Eco Tanque. O cloro elimina muitos microorganismos evitando assim que os mesmo se proliferem. Siga a recomendação da marca do produto que você está utilizando para calcular as proporções corretas de cloro para a quantidade de água armazenada.

Eco Tanque 80 litros Acoplado na Máquina de Lavar para Água de reuso

É importante também que você mantenha seu Eco Tanque protegido do sol e de altas temperaturas. Sol e calor podem acelerar a proliferação de microorganismos e proporcionar o surgimento de lodo ou limo dentro da seu Eco Tanque.

Caso suas roupas soltem muito fiapo ou caso você tenha cachorros ou gatos dentro da sua casa, é legal você providenciar algum tipo de tela que filtre essas macro impurezas antes que elas caiam no seu Eco Tanque.

Direcionar o fluxo de água que sai da mangueira da sua maquina para uma tela, peneira ou qualquer tipo de material que bloqueie a entrada de pelos e fiapos, evita com que esse tipo de material fique acumulado no fundo do seu Eco Tanque.

Benefícios do reuso de água

Reduzir a captação de água potável dos corpos hídricos ao utilizar água de reuso para realizar atividades domésticas é um dos jeitos práticos mais efetivos e acessíveis ao cidadão comum para economizar e proteger nosso recurso hídrico.

Assim, esse é o principal benefício que temos ao coletar e utilizar água cinza: poupar nosso recurso natural mais precioso, a água! Ainda, ao utilizar menos água potável, você contribuirá para que menos poluentes sejam despejados na rede de esgoto, reduzindo assim a incidência de enchentes.

Além disso, ao utilizar água de reuso, você também estará contribuindo para que menos água precise ser tratada pelas companhias de saneamento básico.

Reuso e Coleta de Água

Por outro lado, ao utilizar um Eco Tanque você poderá economizar até 50% no valor da sua conta de água. Adquirir esses equipamentos para sua casa representa um baixo investimento e de retorno imediato. Como se não bastasse, ter um Eco Tanque na sua residência te dá uma maior segurança e conforto em época de estiagem.

Portanto, você poderá economizar dinheiro e ter a possibilidade de armazenar água para realizar atividades que não seriam viáveis em momentos de falta de água.