Seu lixo pode virar adubo! A gente aposta que era tudo o que você gostaria de ouvir. Se você está no blog da Casológica é porque você com certeza é um agente de mudança da sociedade. Está muito interessado em aprender mais sobre Sustentabilidade e é para isso que estamos aqui. Então vamos falar mais sobre lixo orgânico e como a gente pode fazer para evitar que ele seja algo prejudicial para o planeta.
Dados sobre o lixo orgânico
Segundo dados do IPEA (Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas), cerca de 60% dos resíduos gerados nas residências brasileiras são orgânicos, tanto de origem animal quanto vegetal, sendo que os destinos mais comuns para estes resíduos são os aterros e lixões. Porém, poderíamos evitar que uma porcentagem dos resíduos domésticos tivessem este destino equivocado e ultrapassado, utilizando-se da reciclagem, através do processo de compostagem doméstica. Com isso, desses 60% de resíduos orgânicos, 40% é possível reaproveitar no processo de compostagem doméstica para produção de adubo caseiro.
Mas o que seria a compostagem doméstica?
A compostagem doméstica é uma técnica derivada da compostagem tradicional, utilizada por agricultores em geral. O objetivo dessa técnica é a produção de matéria orgânica, que futuramente será utilizada como adubo. Os grandes agricultores fazem pilhas das sobras de produção, como palhas, restos de plantação, frutas, legumes, etc. Com o tempo e as condições favoráveis, esse material vai entrando em decomposição de forma controlada e aos poucos vai formando o adubo. É possível realizar esse processo de maneira simples dentro de casa, basta seguir algumas instruções básicas e o material estará pronto.
O que posso colocar na composteira?
Uma dúvida bastante comum em relação ao processo de compostagem doméstica é o que pode ser adicionado à composteira e o que não pode. No nosso dia a dia, em casa, produzimos diversos alimentos que geram sobras que não são consumidas, como cascas de frutas e legumes, cascas de ovos, etc. Parte deles pode ser transformada em adubo orgânico de alta qualidade em nossa própria casa. A composteira doméstica será o local de valorização do resíduo orgânico, ou seja, onde processo natural de degradação orgânica ocorrerá. De forma prática criamos um guia para o manuseio dos resíduos, veja abaixo:
Através da tabela acima, notamos que, basicamente, são os resíduos de origem vegetal que podem ser reciclados através do processo de compostagem doméstica, enquanto os de origem animal ou industrializados, não.
Como cuidar do meu lixo
Simples, não é? Agora que já sabemos manusear nossa composteira doméstica, mãos à obra! Vamos fazer a nossa parte! Vamos evitar que o lixo orgânico vá para os aterros sanitários, causando a poluição de lençóis freáticos e produzindo um gás 20 vezes mais tóxico que o monóxido de carbono. O planeta e seu bolso agradecem!