Aberto Segunda - Sexta 08:00-18:00
E-mail contato@casologica.com.br Ligue Agora! (11) 2381-8759
Aberto Segunda - Sexta 08:00-18:00
E-mail contato@casologica.com.br Ligue Agora! (11) 2381-8759

O Que é Compostagem?

A compostagem é mais antiga do que parece.

Compostagem é o processo que ocorre naturalmente por meio da degradação biológica de matéria orgânica. Também vem sendo praticada por agricultores e horticultores ao longo dos séculos como técnica de manejo na agricultura. Os primeiros relatos do emprego desse processo natural de degradação são originários da China. Os pequenos agricultores empilhavam restos agrícolas e dejetos por certo período de tempo. Os dejetos ficavam descansando até que estes atingissem estabilidade suficiente para sua posterior aplicação ao solo.

Só a partir de 1920, com Albert Howard, que o processo passou a ser pesquisado cientificamente e realizado de forma prática. Nas décadas seguintes, muitos trabalhos científicos lançaram as bases para o desenvolvimento desta técnica, até que, em meados da década de 1960, já haviam sido desenvolvidos diversos sistemas de compostagem.

Técnicas de compostagem.

Atualmente, a técnica pode ser implementada em três níveis. São esses industrial ou em usinas, que produzem ou recebem grandes quantidades de resíduos. Em propriedades agroindustriais, dando destino a resíduos como bagaço de cana de açúcar. Em pequena escala, como na compostagem doméstica ou vermicompostagem.

Técnicas de compostagem

A compostagem é um processo controlado de decomposição microbiana de oxidação e oxigenação de uma massa heterogênea de matéria orgânica no estado sólido e úmido. Também pode ser definida como um processo biológico de transformação de resíduos orgânicos na presença de oxigênio, ocorrendo a produção de diversificadas substâncias minerais, como o ferro, o cobre e o magnésio, além de gás carbônico e água.

Por tratar-se de um processo biológico, o fator de maior influência em relação à matéria orgânica são os nutrientes. Essencialmente o nitrogênio e o carbono, responsáveis pela respiração dos microorganismos e síntese genética.

Compostagem caseira

Fazer dentro de casa é bem simples, conheça nossos produtos que poderão te ajudar. Basta clicar aqui, se tiver dúvidas assista nosso vídeo: